As Entidades de Classe de Bauru, abaixo relacionadas, vêm tornar público este manifesto em apoio a recente decisão da Prefeita de Bauru, Suéllen Rosim, que ao decretar que a cidade segue a fase laranja na prevenção a pandemia da Covid-19, determinada pelo Governo do Estado, atendeu ao apelo dos que empreendem em Bauru e flexibilizou em parte o funcionamento das empresas dos vários setores da economia.
As Entidades e seus representantes são sabedores da gravidade da pandemia, das necessárias ações visando reduzir os casos de transmissão do vírus e ao mesmo tempo aliviar o sistema de saúde do município, porém é preciso considerar que a responsabilidade pelo crescimento dos casos de Covid-19 não pode ser atribuída à abertura das atividades empresariais.
Ações extremadas de isolamento e distanciamento social, com redução de horas de atendimento dos estabelecimentos comerciais e de serviços, já demonstraram que não resolvem o problema da pandemia.
Buscamos e sempre buscaremos o equilíbrio entre as questões sanitárias e a econômica, mas a conta não pode recair somente sobre a área econômica.
A Prefeita de Bauru e sua equipe de gestores demonstraram sensibilidade no tocante a este tema, e o entendimento é que não há mais espaço para sufocar os empreendedores que já estão extremamente feridos financeiramente, e um eventual rebaixamento de fase, levando a restrições no funcionamento dos estabelecimentos, geraria um problema social tão ou mais grave quanto a questão sanitária.
O diálogo entre o setor público e o setor privado foi aberto e desta maneira teremos foco total no equacionamento dos problemas inerentes a nossa cidade sem interferência externa, cujos atores desconhecem a realidade local.
Neste momento queremos reforçar nosso apoio a forma madura que a Prefeita vem conduzindo este tema.
Entidades que assinam este manifesto:
ACIB, SINCOMÉRCIO, CDL, APAS – ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE SUPERMERCADOS, ASSOMA – ASSOCIAÇÃO DOS MAÇONS DE BAURU, BAURU SHOPPING, ASSENAG, SINDICATO DE BARES E RESTAURANTES, SINCOMERCIARIOS, SINDICATO PROFISSIONAL DE BARES E RESTAURANTES, SINDIMOTO BAURU, CIESP, SINDICATO DA INDÚSTRIA DE PANIFICAÇÃO, SINDCON – SINDICATO DOS CONTABILISTAS DE BAURU, ASSOCIAÇÃO DOS MÚSICOS DE BAURU, APM – ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE MEDICINA.