A pandemia atinge níveis preocupantes no Brasil e em Bauru não é diferente.
Os números de novos casos e internações em trajetória de alta justificam a preocupação.
A prefeita Suellen caminha na direção certa, reivindicando do estado, responsável pelo atendimento hospitalar, o aumento do número de leitos e de vagas em UTI disponíveis hoje, que aliás, há muito tempo, é insuficiente para atender a população de Bauru e região.
Nossa rede hospitalar atende a 39 municípios da região.
Por que no caminho certo?
Porque trata a pandemia como problema de saúde e não recorreu a atitude mais fácil e demagógica de simplesmente fechar o comércio.
O comércio de Bauru está comprometido com o necessário distanciamento social e os cuidados na defesa da saúde do próprio comerciante, de seus colaboradores e clientes.
Desde seu primeiro decreto, a nova administração municipal se descolou da política do governo do estado que, em atitude ditatorial, pretende impor sua vontade com medidas demagógicas e discurso fácil a todo o Estado.
A autonomia do município, que conhece melhor do que ninguém sua realidade, norteia os passos da administração.
Mesmo que os prometidos 10 leitos emergenciais no “HC” signifiquem a metade da redução ocorrida no final do ano passado, é um fato positivo.
Apesar da ampliação em 5 UTIs-Covid no HE ser apenas um remanejamento, o que vai prejudicar ainda mais o atendimento já deficiente de outras patologias, ela se justifica enquanto se busca a criação de novas UTIs no “Hospital das Clínicas”.
Pela primeira vez na pandemia o Hospital de Base foi lembrado e fala-se também na ampliação de leitos.
O comércio de Bauru dará sua colaboração, como sempre fez desde março do ano passado. Porém, não aceitará mais as atitudes despóticas do governo do estado, à exemplo do absurdo fechamento do comercio determinado no final do ano, felizmente não acatado pela Prefeitura ainda na administração anterior.
Parabéns prefeita Suellen Rosim e secretário Orlando Costa Dias. Contem não apenas com o Sincomércio, mas com todas as entidades empresariais de Bauru para conseguirmos a prometida abertura do Hospital de Clínicas ainda esse ano.
O Governador Dória será reconhecido nas urnas pelo o que fizer a Bauru e pela promessa cumprida, ou terá o mesmo destino do ex-prefeito.
Cidade unida, HC Bauru Já.
Walace Garroux Sampaio
Presidente – Sincomércio Bauru e Região